quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Seia deve reivindicar a sede do Geoparque da Serra da Estrela



Recentemente 9 municípios da Serra da Estrela e o Instituto Politécnico da Guarda procederam à assinatura de um Memorandum com vista à prossecução de uma candidatura para a classificação da Serra da Estrela a Geopark Global da UNESCO.
Este Memorandum, como foi salientado constituiu os primeiros alicerces daquilo que virá a ser um novo paradigma para o desenvolvimento deste território.

Neste sentido e enquanto deputado com responsabilidades na Assembleia Municipal de Seia, entendo que a sede deste futuro Geoparque da Serra da Estrela, deve desde logo ser reivindicada para Seia. Várias são as razões que podem sustentar esta justa reivindicação, desde logo pela existência da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, entidade com responsabilidades acrescidas na criação deste projeto.

A existência do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, enquanto estrutura orientada para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de valorização do património ambiental da serra da Estrela. A realização do CineEco, único festival de cinema ambiental que se realiza em Portugal, há mais de 20 anos e um dos mais proeminentes internacionais.

Também o Seia Smart Mountains Living Lab, que está em processo de criação, será igualmente um factor inovador e decisivo no contexto de valorização e inovação de aspectos da ruralidade à luz da modernidade.

Acresce a centralidade de Seia e a sua proeminência na sua estratégia de desenvolvimento em torno do potencial da montanha, com exemplos dados num quadro de valorização de tradições culturais. Todo um trabalho que tem vindo a ser seguido na promoção do desenvolvimento turístico e integrado, em torno do potencial turístico da região da Serra da Estrela, de forma sustentável, integrada, criativa e inovadora.

O Geopark Estrela, com mais de 2 mil quilómetros quadrados  e aproximadamente 170 mil habitantes, engloba uma área que inclui os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia, mais do que uma classificação a território da UNESCO, consagrará a Serra da Estrela como território de Educação, Ciência e Cultura.



Mário Jorge Branquinho
Líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Seia
Seia, 17 de Janeiro de 2016