terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FEIRA DO QUEIJO DE SEIA 2014


1 e 2 de Março 2014


PROGRAMA

Dia 1 - Sábado 
09:00h – Abertura da Feira
09:45h – Sessão com entidades oficiais, com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar
10:00h - Concurso “Doces Sabores” – categoria profissional
Org.: Escola Profissional da Serra da Estrela
10:30h – Provas de Queijo
12:00h – Cozinha ao Vivo 
Org.: Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia - IPG
15:00h – Desfile de Carnaval “Tradições da Serra da Estrela” 
Org.: Escolas, IPSS e grupos da comunidade
16:00h – Provas de Queijo
16:30h – Apresentação da Exposição temporária “Mobile Backyard“
Local: Museu do Brinquedo
16:45h – Cozinha ao Vivo 
Org.: Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia - IPG
18:00h – Encerramento da Feira
22:30h – Queima do Entrudo numa Aldeia de Montanha - Sabugueiro

Dia 2 - Domingo
09:00h – Abertura da Feira
10:00h - Concurso “Doces Sabores” – categoria não profissional
Org.: Escola Profissional da Serra da Estrela
10:30h – Provas de Queijo
12:00h – Cozinha ao Vivo 
Org.: Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia - IPG
14:30h – Passeio Motard
Org.: Grupo Motard “Amigos Serranos”
15:00h – Apresentação do livro “O Queijo da Serra da Estrela e a Transumância”, de Alberto Martinho
16:00h – Provas de Queijo
16:45h – Cozinha ao Vivo 
Org.: Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia - IPG
18:00h – Encerramento da Feira

Organização: Município de Seia

Parcerias: Associação de Artesãos da Serra da Estrela, Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela, LICRASE, Confraria do Cão Serra da Estrela, ANCOSE; Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG; Escola Profissional da Serra da Estrela.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

5 DIAS, 3 FILMES NA CASA DA CULTURA DE SEIA




O Cinema está em destaque na programação da Casa Municipal da Cultura de Seia para os dias do Carnaval, com a exibição de 3 filmes em cinco dias.

Para além das várias atividades desenvolvidas pelo município no âmbito da Feira do Queijo, à noite o público local e visitantes poderão assistir a filmes da atualidade.

No fim-de-semana, sexta, sábado e domingo, às 21:30 horas será exibido o filme Golpada Americana, do realizador David O. Russel. Na segunda-feira de Carnaval será Blue Jamine, de Woody Allen e na terça-feira de Carnaval Ao Encontro de Mr. Banks, de John Lee Hancock.

Três bons filmes, sugeridos para estes dias, no “Cinema de Seia” um dos poucos da região com programação regular e com sistema digital de qualidade, incluindo o 3D.

Por estes dias e até ao final do ano, está prevista a promoção do Cinema de Seia nos jornais locais, através da publicação de cupões de oferta de bilhetes para os assinantes dos jornais. Em simultâneo estão a ser dinamizados os vários canais de divulgação em suporte de papel e digital.



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Rotundas de Seia transformadas em pasto para ovelhas




Quem visitar Seia nos fins de semana de 22 e 23 de fevereiro e 1 e 2 de março (das 10h às 14:30h), para além de ter oportunidade de comer bom queijo, verá as rotundas na entrada da cidade transformadas em verdadeiros pastos, com ovelhas bordaleiras, pastores e cães serra da Estrela.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Seia e procura sensibilizar os consumidores e as entidades sobre a verdadeira essência do queijo, e que está, na proveniência do leite da ovelha bordaleira, espécie  autóctone da serra da Estrela, de onde se produz o Queijo Serra da Estrela. 

Esta ação enquadra-se na comunicação da Feira do Queijo, enquanto estratégia para apoiar todos os que querem fazer da pastorícia uma profissão, aproveitando a Festa do Queijo para homenagear aqueles que contribuem para que daqui saia um dos melhores queijos, os pastores.


A Feira do Queijo de Seia vai ter lugar no fim de semana do Carnaval, dias 1 e 2 de março, no Mercado Municipal de Seia e espaço envolvente. Integrada num conjunto de objetivos cuja implementação se considera estratégica para o desenvolvimento do concelho, a Feira do Queijo constitui um acontecimento determinante na criação de uma base de sustentabilidade para a economia local, assente num dos pilares económicos do concelho: as produções tradicionais. 

A Feira do Queijo congrega, assim, todo este setor numa grande mostra, detentora de forte expressividade no concelho, convidando todos os produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) a comparecer na festa dedicada à ampla promoção do Queijo. A este produto endógeno aliam-se outros produtos regionais de reconhecido valor, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, produtos da terra, lã Serra da Estrela, ovinos e o cão Serra da Estrela.


Num ambiente de festa popular protagonizada pelo folclore e bandas filarmónicas concelhias, aos quais se juntará a animação dos grupos convidados, o programa contempla ainda recriações etnográficas, concurso de doces, desfile de carnaval, workshops, cozinha ao vivo, tasquinhas, entre outros. 

(Comunicado de imprensa)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

JAZZ & BLUES, 10º Festival na Casa da Cultura de Seia


  
O Seia Jazz & Blues está de regresso ao palco da Casa da Cultura de Seia. Organizado pelo Município de Seia, o festival assinala a sua 10ª edição, com um programa de qualidade, marcado por uma linha de contenção financeira, como refere o comunicado de imprensa.
10 anos depois de ter participado no 1º Seia Jazz & Blues, Maria Viana volta a Seia em Quinteto, para subir ao palco da Casa da Cultura, dia 21 de Março. Esta é uma das atrações do X Seia Jazz & Blues que decorre de 19 a 22 de Março.


No dia 19 a Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE) participa no “Jazz vai à escola”, uma iniciativa de serviço educativo, que deverá contemplar mais de 400 crianças do concelho de Seia. No dia a seguir a Big Band EPSE de Seia sobe ao palco da Casa da Cultura para um concerto que promete muitas novidades. No dia 21, sexta-feira, será a vez de Maria Viana Quinteto e no dia 22, sábado, a primeira parte será dos Manu Jazz (Oliveira do Hospital) e a encerrar os So What? Com Nana Sousa Dias.

O Seia Jazz & Blues, é um dos eventos “ancora” do autarquia local e apresenta-se este ano com uma programação de grande qualidade nestes dois géneros musicais e dentro de uma linha de forte contenção orçamental. 
  


sábado, 8 de fevereiro de 2014

E tudo mudou


Uma espécie de criativa 


E tudo mudou. Parece redundante, mas por muito que se tente, tudo aquilo que sabíamos já quase não vale nada e olhamos de alma cansada. Atropelados nos paradigmas emergentes, quais agentes atolados, frequentemente desolados, giramos meio desnorteados a procurar saídas. Rodopiamos à procura de norte, em busca de sorte para saídas airosas, de situações embaraçosas. Parece redundante, mas em cada instante muda a forma e o conteúdo e já não se nasce, não se educa, não se ama, não se trabalha nem se faz política, nem se envelhece suavemente como antigamente.

Tudo mudou e parece que a culpa é da globalização, da tecnologia e da correria empreendida e desmedida. Emergências do mundo contemporâneo, abalado por entre sismos e cismas desenfreadas da raiz até ao tutano. E não há fulano que escape a tanto dislate, nem sicrano que atente a tanta mudança e a tanto gosto imposto. Resvala-se de conceito em preconceito, em grande dança, em nome da esperança, por embalos tais, até sobrar ciência e paciência no palco da nossa inquieta conveniência. Quase nem damos conta, mas quase tudo se impõem, muito se esvai e na crista da onda, sem dizer “ai”, lamentamos e enfrentamos aquilo a que chamamos “crise contemporânea”.

Tudo mudou e tudo o vento leva na leveza de novas emergências, arrastando falências, deslocando-nos na corrente que a gente sente e nos efeitos produzidos. E vamos e vão as vãs esperanças de políticas acertadas e fundadas em pergaminhos de incerteza. Sobram miudezas, sobramos nós e sobra a selva da violência que de nós se apodera, sem espera, produzida nas galhas da euforia que um dia termina e nas vanguardas subliminares da comunicação e de muitos canais em desconstrução.

Parece banal dizer que tudo muda, se o mundo não para, se na inquietude do momento, sobressaem o assento do vagar e as velhas teorias de melhores dias. E na indefinida impreparação que assiste, cada um que desiste, salta fora por não se moldar à fúria e á força. Parece banal, mas o confronto no equilíbrio do que sabemos com o que vemos, resvala no desconforto da fragilidade das nossas perceções e convicções. Em milésimos de segundo saltamos de heróis a vitimas, de bestiais a bestas, de crédulos a incrédulos, de eufóricos a cabisbaixos, de fracos a fortes, de bons a maus, de recomendáveis a insuportáveis, de ricos a pobres e de pobres a ricos e assim por diante, em margem constante, na incerteza das viragens e na estranheza das aragens.

Tudo muda e nós aplaudimos, porque só não muda quem não acompanha nem quer sair do lugar. Tudo muda e assistindo à rapidez e ligeireza, estranhamos à vez, na nossa firme certeza, por desconfortavelmente nos confrontarmos a miúde com a vertigem da inadaptação. Se é certo que evoluímos e avançamos, construímos e modernizamos, também é certo que nunca fomos tão infelizes com tanto, nem tão frágeis por tão pouco. E isso é que é grave, na grandeza desajustada, entre o ter e o ser, entre conversa afiada e posse material efetiva, na riqueza e na certeza de ter de ser de qualquer jeito.

Tudo isto porque se fala do declínio do homem e da coisa pública, na aceleração dos processos e na perda de parâmetros e valores, nas variáveis das novas vidas e novos mundos. Tudo isto porque o nosso estado de alma se interroga e o estado dos Estados se enfraquece e se desajusta, sem radares para compreender novos arranjos e novos modos de vida pós-moderna, saltando à vista, cada vez mais individualista.  

Mas tendo esperança, quando tudo muda, a gente sempre alcança.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CineEco - Festival de Cinema Ambiental de Seia abre inscrições criando prémio para trabalhos televisivos



O CineEco 2014 – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que este ano assinala a sua 20 ª edição, já abriu no seu site oficial as inscrições para a competição deste ano, que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia de 11 a 18 de outubro.

Uma das principais novidades no regulamento deste ano é a criação de um prémio específico para curta-metragem e outro para documentários, séries e reportagens, produzidas por canais de televisão, dentro da temática ambiental. Este último Prémio Internacional surge devido a um crescente interesse dos canais de televisão por este tema, que assim integrarão uma seção específica.

As inscrições estão abertas até dia 15 de Junho e a seleção oficial será anunciada até pelo menos dois meses antes do Festival e está aberto a filmes de ficção, documentários em longa ou curta-metragem para as suas várias secções competitivas e não-competitivas.

O Município de Seia, entidade organizadora está neste momento a preparar a edição número 20 do festival, com um conjunto de atividades, de modo a aproximar cada vez mais o festival à comunidade e dar-lhe em simultâneo ainda mais notoriedade no contexto nacional e internacional.


O CineEco, que na última edição mobilizou mais de 6 mil espetadores e mais de 4 mil em todas as suas extensões por todo o país, é dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo e um dos membros fundadores da plataforma internacional www.greenfilmnet.org que integra atualmente 21 festivais de cinema de ambiente de todo o mundo.

(Nota de imprensa)