terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cinema português na Casa da Cultura de Seia



"Como habitualmente acontece, o cinema português marca encontro com o público de Seia na Casa da Cultura, na segunda e terça-feira de carnaval.

Na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, pelas 21:30 horas passa o filme mais recente do mestre Manoel de Oliveira “O Gebo e a Sombra”, uma obra baseada na peça homónima de Raul Brandão (1867-1930), escrita em 1923, e que é um retrato da pobreza, da honestidade e do sacrifício.

O drama, com duração de 95 minutos, conta com a interpretação de Luis Miguel Cintra, Leonor Silveira, Jeanne Moreau e Ricardo Trêpa.

Na terça-feira de carnaval, dia 12, à mesma hora, exibe-se o filme “Moral Conjugal”, de Artur Serra Araújo, com interpretação de Maria João Bastos, José Wallenstein e São José Correia.

No filme, que tem registado “boa crítica”, Manuela é uma sensual delegada de propaganda médica, constantemente envolvida em fugazes casos com os médicos com quem trabalha. Até que as suas acções escapam ao seu controlo e, entre mentiras, vê-se numa luta desesperada por evitar as consequências conjugais.

Recorde-se que durante o Cine’Eco, Festival Internacional de Cimema Ambiental de Seia, o cinema português está também representado, com a realização de sessões programadas no âmbito do festival".

(Comunicado de imprensa)

 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Casa da Cultura de Seia registou mais de 33 mil entradas em 2012



A Casa Municipal da Cultura de Seia durante o ano de 2012 registou perto de 33 mil entradas nas cerca de 200 iniciativas e eventos realizados em todo o complexo. Comparativamente ao ano anterior, registou-se uma quebra de cerca de 3 mil entradas, que se referem especificamente nos chamados “eventos da comunidade”.

As sessões de cinema ao longo do ano registaram 10.991 entradas, ou seja, mais dois mil do que no ano anterior, um fator que depende muito dos filmes produzidos no setor comercial.

O Teatro manteve sensivelmente o mesmo número de entradas, cerca de 2.500, enquanto que a área da Música perdeu cerca de mil, registando-se em 2012 cerca de 5.500 entradas, mas tal fato deve-se à suspensão da programação cultrede a partir de Julho, cujo último concerto decorreu no Feriado Municipal com o grupo OqueStrada.

Embora a perspectiva dos números seja importante mas não o mais fundamental, verifica-se que na área das exposições também houve uma quebra, que se explica pela não realização do Festival ARTIS, que ao que tudo indica, será retomado neste ano de 2013.

No que se refere aos custos, a grande maioria dos espectáculos foram financiados em 90%, através da Cultrede, e muito poucos do orçamento exclusivo do Município.

Relativamente à programação do Município em geral para este ano de 2013, o Presidente do Município, Carlos Filipe Camelo irá apresentar em Conferência de Imprensa, na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, as principais linhas orientadoras.

(Comunicado de imprensa)




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Queima do Entrudo no Sabugueiro


A comunidade do Sabugueiro recupera a tradição da “Queima do Entrudo”, outrora na noite do último dia de Carnaval, (Terça-Feira Gorda) e que este ano se realiza no Sábado de Carnaval.
Adaptada aos tempos modernos, por impulso dos responsáveis das entidades desta aldeia turística da serra da Estrela, a “festa” contempla um baile popular, em ambiente de festa onde não faltará a encenação do “maldizer”, uma espécie de «julgamento» do entrudo, mas também dos habitantes da aldeia em geral.
Haverá por isso, uma primeira parte que antecede a «queima», onde se procurará, como outrora, proporcionar alegria e brincadeiras e os inevitáveis excessos de comida e bebida, danças e partidas carnavalescas. A segunda parte, que preside à «queima» do boneco, servirá para assinalar o desagravo de “ditos e mexericos” e o castigo à figura do “entrudo” que será destruída pelo fogo.

 


Mas a «queima» do boneco, pode sinalizar também o desejo de ver finalizado o Inverno e ansiar pela Primavera, procurando fazer lembrar sobrevivências de práticas pagãs, sacralizando e mantendo na memória das pessoas, este prolongamento de festa e de ritual. E nessa linha continuar a atribuir a estas manifestações, fins mágico-profilácticos de purificação e excomunhão de poderes considerados maléficos.

Aqui, todos são chamados a entrar, locais e turistas, mas sem garantia de imunidade!

Seia avança com ação jurídica contra Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias


"O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, adiantou que vai avançar juridicamente contra a aplicação da Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, promulgada pelo Presidente da República no passado dia 16 de janeiro.

A decisão foi tomada após uma reunião com as Juntas de Freguesia que estão abrangidas pelo diploma e consta de uma carta aberta enviada à população, assinada pelo autarca, que começou a ser distribuída hoje pelos CTT.

De acordo com esta Lei, serão extintas 1165 Juntas de Freguesia em todo o país, entre as quais oito no concelho de Seia: Seia/S. Romão/Lapa dos Dinheiros; Cabeça/Vide; Carragosela/Várzea de Meruge; Sameice/Santa Eulália; São Martinho/Santa Marinha; Folhadosa/Torroselo; e Lajes/Tourais.

A posição da Câmara Municipal é solidária com a pronúncia da Assembleia Municipal que, em tempo próprio, rejeitou toda e qualquer proposta de agregação de freguesias, defendendo a manutenção do atual mapa administrativo concelhio, constituído por 29 freguesias, em conformidade com a vontade expressa das várias Assembleias de Freguesia, que comungam da rejeição deste diploma.

A autarquia reitera, assim, todas as suas decisões assumidas até aqui, de firme oposição a todo este processo, reafirmando que esta Lei é injusta, inadequada e não respeita a Autonomia do Poder Local e a vontade das Populações. Neste âmbito, serão desencadeados todos os meios legais, para que a Lei não seja aplicada.

O edil refere que a implementação desta Lei significa uma “regressão no tempo, a ausência de leitura e interpretação de dinâmicas territoriais, o abandono de políticas de proximidade, a diminuição de eficiência e um aumento de custos para as gentes e territórios afetados, sendo a sua aplicação da exclusiva responsabilidade do Governo”.

(Comunicado de imprensa)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cine'Eco todo o ano. Desta vez em Leiria.



Na próxima quinta-feira, dia 17, estarei em Leiria, na exibição e apresentação do filme vencedor do Grande Prémio Cine’Eco 2012 “Neve em Silêncio – A Intoxicação invisível do Ártico”, do realizador holandês Jan van den Berg. O documentário será exibido pelas 18:30 horas no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
 
Trata-se de uma extensão do Cine’Eco, no âmbito das XX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, sob o lema “Aprender fora de portas: redes, recursos e potencialidades” organizadas pela ASPEA – Associação Portuguesa Ambiental e município de Leiria, com a colaboração do município de Seia.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A agenda da Casa da Cultura de Seia para este fim-de-semana



A agenda da Casa da Cultura de Seia deste fim-de-semana volta a ser bastante preenchida.

Nesta sexta-feira, 11 de Janeiro, sobem ao palco do Cineteatro as Tunas: SENATUNA da E.S.T.H. de Seia; a CARPE TUNA - Real Tuna Académica Masculina da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova; MENINAS E SENHORAS DA BEIRA - Tuna Feminina da Academia de Viseu e ISECOTUNA - Tuna Mista do Instituto Superior de Engenharias de Coimbra. Trata-se de uma noite de Tunas académicas promovida pelo Curso de Turismo e Lazer da ESTH de Seia do IPG.

O fim-de-semana reserva também duas sessões de cinema infantil em 3D, com a exibição do filme “A Origem dos Guardiões” (Versão portuguesa), no sábado às 11 horas e no domingo às 15:30 horas. Também no sábado e no domingo, mas às 21:30 horas, passa o filme “Cloud Atlas”, com Tom Hanks e Halle Berry, na linha de “Matrix”.

No foyer do cineteatro pode ainda ser vista a Exposição de Fotografias “Luzes” de José Santos. São fotografias caracterizadas pelo elevado nível de utilização da cor, muitas vezes apresentada como corpo dinâmico, sugerindo ritmos, movimento, realçando os valores da cor e a interação entre cores em composições abstratas de grande dinamismo e equilíbrio cromático.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela aprova Moção em defesa da região


Moção aprovada na 3ª reunião ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM da Serra da Estrela, realizada em 20 de dezembro de 2012,

MOÇÃO
“Pela Defesa de uma Nova Unidade Territorial”
“Pela Defesa da Coesão Social e Territorial”
“Pela Defesa da Identidade do Território Serra da Estrela”

No final de 2012, encontra-se em curso uma mudança significativa no quadro geral da Administração Local, nomeadamente com a reforma Administrativa, que vem eliminar no País 1150 Freguesias e, mais recentemente, com a alteração do Regime Jurídico das Autarquias Locais e Estatuto das Comunidades Intermunicipais, alterações estas com pontos de contacto com a reorganização a nível nacional das NUT III, agora encetada pelo Governo.

Tal desígnio é aberto pela proposta de Lei 104/XII, que visa:
- a criação de um novo Regime jurídico das Autarquias locais;
- a criação de um Estatuto das Entidades Intermunicipais;
- a criação de um novo Regime de Associativismo Autárquico;
- um novo regime de transferência de competências do Estado para as Autarquias Locais e para as Entidades Intermunicipais, assim como a delegação de competências do Estado nas Autarquias e nas Entidades Intermunicipais e dos Municípios nas entidades Intermunicipais e nas Freguesias.

A proposta trata as Entidades Intermunicipais como pessoas coletivas de população e território, ou seja como Autarquias Locais, com atribuições que se justapõem às dos Municípios e Freguesias, concebendo a sua constituição como natureza associativa de caráter obrigatório, em nada contribuindo para a coesão intermunicipal.

Esse caminho pressupunha dificuldades, se não impossibilidades, de fazer coincidir uma nomenclatura comum às Nut´s com as áreas das CIM, motivo pelo qual, apressadamente e sem tempo para reflexão sobre o assunto, estão a ser os Municípios informados da forma como o Governo entende que essa alteração deve revestir e, assim, moldar a jusante as futuras NUT III.

Esta situação reveste maior gravidade na medida em que, além de ser imposta, transparece uma legitimidade democrática por parte dos futuros órgãos, no mínimo questionável, uma vez que os membros do órgão executivo deixam de ter um mandato diretamente conferido pelas populações, destituindo, assim, os Presidentes dos Municípios integrantes do poder executivo de uma entidade que vai, no futuro, condicionar grande parte do desenvolvimento do seu concelho, sendo que as decisões são aprovadas independentemente do seu voto contra.

Este quadro retira os Presidentes das Câmaras dos Municípios integrantes nas CIMS do seu órgão Executivo, assim como a participação dos membros das respetivas Assembleias Municipais no Órgão deliberativo.

Nestas circunstâncias, a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, reunida a 20 de Dezembro de 2012, vem manifestar a sua posição sobre esta matéria da seguinte forma:

- No que concerne à proposta de Lei 104/XII, a Assembleia Intermunicipal da CIMSE perfilha da posição assumida pela Associação Nacional de Municípios, que defende a manutenção do modelo atual dos órgãos da CIM (no qual o Conselho Executivo é composto por todos os Presidentes das Câmaras e onde a Assembleia Intermunicipal é composta pelos membros eleitos pelas Assembleias Municipais), a manutenção de um Secretário Executivo (nomeado pelo Conselho Executivo) e ainda de um Conselho Consultivo (cuja composição seja decidida pelo Conselho Executivo).

- A Assembleia Intermunicipal da CIMSE entende também que é necessário defender a diversidade e a dimensão dos vários Municípios, acautelando que os de menor dimensão consigam ver salvaguardada a prestação de serviços por parte da entidade intermunicipal, bem como ao nível de peso nas deliberações tomadas.

- No que refere à reorganização das NUT III, a Assembleia Intermunicipal da CIMSE encara como natural e necessário o processo de reorganização da Região, de forma a enquadrar o território nos desígnios de futuro e a corrigir erros passados que inviabilizaram ganhos de escala e o estabelecimento de lógicas promotoras de coesão e desenvolvimento integrado.

- A Assembleia Intermunicipal da CIMSE entende que a configuração desta unidade territorial está desadequada das necessidades atuais e futuras.

- A Assembleia Intermunicipal da CIMSE considera que a configuração desta NUT III da Serra da Estrela, pelo seu enquadramento geográfico, possui dinâmicas constantes com um conjunto de territórios, de onde se destacam as sub-regiões do Dão Lafões, do Pinhal Interior Norte, da Cova da Beira e da Beira Interior Norte.

- A CCDRC apresentou, sumariamente, as linhas gerais de negociação do próximo quadro comunitário de apoio, 2014-2020, onde referiu as especificidades que as áreas de montanha possuem no futuro enquadramento e as particularidades e singularidades a que os futuros investimentos materiais, nomeadamente infra-estruturas rodoviárias, terão de obedecer.

Assim, a Assembleia Intermunicipal da CIMSE considera:

- que a reorganização geográfica das NUT III tem de implicar a existência de uma rede viária que permita uma rápida e acessível deslocação entre concelhos integrantes desse território, designadamente entre as duas encostas da Serra da Estrela;

- urgente, porque é fundamental e imprescindível, a construção dos itinerários da concessão da Serra da Estrela, como forma indispensável de promoção da coesão de toda a Região Centro, lembrando o compromisso do Sr. Presidente da CCDRC de encetar negociações com quem necessário, de forma a integrar o financiamento dos referidos itinerários no próximo quadro comunitário de apoio;

- que a identidade do território da Serra da Estrela deverá manter-se na nomenclatura da futura NUT III e, consequentemente, a própria denominação social da nova Comunidade Intermunicipal deve integrar “.. Serra da Estrela” e da qual não se abdica;

- que devem também ser encetados esforços para a criação de Intervenções Territoriais Integradas, concordantes com as estratégias da CIMSE atualmente em curso.

Finalmente, a Assembleia Intermunicipal da CIMSE entende que o não cumprimento da coesão social e territorial, ambicionada por esta reorganização, terá graves implicações no processo de desenvolvimento harmonioso desta região.

Esta moção deverá ser enviada a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República, ao Sr. Primeiro-ministro, ao Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, ao Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, ao Presidente da CCDRC, ao Presidente Executivo da CIMSE, ao Presidente Executivo da Comurbeiras, CIM, às Assembleias Municipais de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres e aos Presidentes das Câmaras Municipais de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia."





Escola Superior de Turismo promove TUR&CENTRO.PT


A Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia volta a abrir as suas portas à comunidade com a realização, por parte dos alunos do terceiro ano da licenciatura em Turismo e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Organização e Gestão de Eventos, de um evento de promoção e divulgação, em contexto turístico, da região Centro de Portugal.

A iniciativa decorre nos dias 11 e 12 de janeiro e tem como principal objetivo «criar um aglomerado promocional dos diversos concelhos envolventes à nova delimitação da região Centro, demonstrando as diversas potencialidades turísticas dos mesmos, já perspetivadas no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), nomeadamente o Turismo de Natureza, o de Saúde e Bem-Estar e o de Gastronomia e Vinhos». Em termos de trabalhos técnico-científicos, pretende-se «analisar as perspetivas de execução do PENT, as suas linhas orientadoras e, essencialmente, se as suas metas estão ou não a ser alcançadas», salientam. Pelas dificuldades que a sociedade atual enfrenta, «dar-se-á lugar a apresentação de algumas empresas nacionais de sucesso para discussão e conhecimento das suas estratégias no mercado em tempos de crise». Relativamente aos trabalhos práticos, estes serão centrados nos produtos estratégicos Saúde e Bem-Estar, Natureza e Gastronomia e Vinhos, desenvolvidos sob a forma de exposições, animações, workshops, mostras, abordando a temática da Saúde e do Bem-Estar sob uma perspetiva de contacto direto entre os profissionais convidados e o público presente. Tratando-se de um evento de cariz técnico-científico, os fundos obtidos no evento em causa poderão reverter, posteriormente, para investimentos sustentáveis de carácter social que possam vir a ser desenvolvidos na comunidade local.

Fonte: PE

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exposição de Fotografia de José Santos na Casa da Cultura de Seia




“Luzes” é o nome da exposição de fotografia de José Santos que está patente durante os meses de Janeiro e Fevereiro no Foyer do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.


Como escreveu o artista plástico Sérgio Reis, “as fotografias de José Santos, caracterizam-se pelo elevado nível de utilização da cor, muitas vezes apresentada como corpo dinâmico, sugerindo ritmos, movimento, realçando os valores da cor e a interação entre cores em composições abstratas de grande dinamismo e equilíbrio cromático. “Abstratas” no sentido em que valem por si próprias ao dispensarem qualquer sentido ou carga narrativa, mas com o poder de inspirar emoções, invocar memórias, induzir viagens imaginárias, fomentar o sonho – provando uma vez mais que são inúmeras as possibilidades de apreensão e exploração estética do real”.


José Rodrigues Lopes dos Santos nasceu em Vila Verde (Seia) e estudou no Porto, na Escola Raul Dória. Homem dedicado à cultura nos tempos livres, ao longo dos anos, tem centrado mais recentemente a sua ação na fotografia. A sua primeira exposição decorreu em 2009 no Museu Grão Vasco, Viseu, a que se seguiram no Museu de Lamego, Biblioteca de Cantanhede, Museu de Resende, Museu Diocesano de Lamego, Espaço Abel Mata em Gouveia, Sede do Rancho Folclórico Pastores de São Romão Posto de Turismo de Seia e Casa da Beira Alta no Porto


Em 2008, foi distinguido com a Campânula de Mérito Empresarial, pelo Município de Seia, pelo trabalho de “mais de 50 anos na fábrica de curtumes que seu pai fundou”.


Horário da Exposição: Horário das sessões de cinema – Sextas e sábados das 20:00H às 23:00H e domingos das 14:00H às 17:00H e das 20:30H às 23:00H



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mais um fim de semana em cheio na Casa da Cultura de Seia



Esta sexta-feira, ARGO, o filme de Ben Affleck, um drama que volta a passar domingo às 21:30 horas.


No Sábado à noite será o Concerto de Ano Novo pela Orquestra de Sopros da Escola Profissional da Serra da Estrela, sob a orientação do maestro Hélder Abreu.


As sonoridades exaltantes de compositores como Charles Carter, James Barnes, Ennio Morricone, Piotr Ilitch Tchaikovsky e J. Strauss foram as escolhidas para pautar este concerto que tem entrada livre.


No domingo à tarde serão os “Cantares do ciclo Natalício”, com a participação dos Ranchos Folclóricos de Seia, São Romão, Teixeira, Paranhos da Beira e Vila Cova.


Entretanto, na entrada do Cinema pode ser vista a exposição de fotografia “Luzes” de José Santos, onde encontraremos um elevado nível de utilização de cores e de focagens diversas.