quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Concursos nacionais de musica em Seia promovidos pelo INATEL


A Fundação INATEL promove no próximo Domingo dia 3 de Outubro no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia um concerto com os cinco finalistas da Região Centro, no Concurso Nacional de Música 2010.

Os Concursos Nacionais são organizados desde 2005 com o objectivo principal de estimular a criação artística por parte dos Centros de Cultura e Desporto da INATEL, numa grande demonstração de criatividade, inovação e preservação de tradições e cultura popular.

A eliminatória tem a participação das seguintes Bandas:
Assoc. Juventude Activa Castanheira / Fanfarra Sacabuxa (GUARDA) – 15 min
Filarmónica União Taveirense (COIMBRA) – 30 min
Grupo C e Recreativo da Taipa / Orquestra Ligeira da Taipa (AVEIRO) – 30 min
Clube Cultural e Desp. Veiros / Orquestra do CCD Veiros (AVEIRO) – 30min
Assoc. R. Cult. Soc. Gândaras Orquestra Ligeira Gândaras (COIMBRA) – 15 min

A entrada é livre .

Sérgio Reis vence Primeiro Prémio na Bienal de Penedono


Sérgio Reis, artista plástico de Seia foi o vencedor do Primeiro Prémio em Pintura na Bienal de Penedono que está a decorrer até 23 de Outubro.

De um total de 80 obras inscritas, da autoria de 52 artistas, foram seleccionados 63 trabalhos de 45 artistas para efeitos de exposição e premiação.

Integraram o Júri a pintora Florentina Resende (Presidente do Júri), a escultora Anabela Paiva, o pintor José Mário Santos, o pintor Alfredo Barros (artista plástico convidado) e o Presidente da Câmara de Penedono, Carlos Esteves.

Com base nos critérios previamente estabelecidos (criatividade, poética, técnica e equilíbrio estético/compositivo), o Júri decidiu atribuir o "Prémio de Pintura - 1ª Bienal de Artes de Penedono" à obra "Os Grandes Transparentes II", de Sérgio Reis, e o "Prémio de Escultura - 1ª Bienal de Artes de Penedono" à obra "Condicionado", de Nuno Mendanha.

Mais informação, no Blogue de Sérgio Reis, artes-vivas AQUI


Parabéns ao Sérgio Reis, que há dois anos foi distinguido pelo Município de Seia com a Medalha de Mérito Cultural, e que agora, mais uma vez comprova o seu grande talento artístico, reconhecido numa bienal conceituada.

Novidades CineEco

Estão já publicadas no site www.cineeco.org e no blogue www.cineecoseia.blogspot.com as listas dos filmes seleccionados para o Festival.
.
São 54 Filmes na Competição Internacional, 32 na Competição Lusófona e 33 Extra-concurso, num total de 119, oriundos de mais de 30 países – Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Irão, Israel, Itália, Malásia, Mali, Nova Zelândia, Peru, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Taiwan, Ucrânia.
.
A composição dos vários Júris e a Programação do Cineteatro estão também já publicados.
.
Dentro de pouco tempo estará disponivel toda a programação.

Comemoração dos 100 anos da Republica em Seia












quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Spot Cine'Eco

.
O Spot Cine'Eco, da autoria de Frederico Corado com voz do actor José Raposo, pode ver-se

AQUI

domingo, 26 de setembro de 2010

Imagens impressionantes do Rio Alva



Acabei de passar no blogue de Victor Brito, de Vila Cova e fiquei impressionado com as imagens do rio Alva depois das enxurradas.

Para ver
AQUI

Já agora, convém olhar mais detalhadamente o blogue para se perceber melhor o dia-a-dia da freguesia de Vila Cova, no concelho de Seia.

sábado, 25 de setembro de 2010

Teatro amador. Este Domingo




O grupo que participou no curso de iniciação teatral da Casa Municipal da Cultura de Seia, apresenta este domingo (15h30) o exercício final, intitulado “Á ESPERA”, com base em textos da obra “À espera de Godot” de Samuel Beckett.

A entrada é livre. Fica o convite.

Encontro Republicano em Seia




Teve lugar hoje á tarde nos jardins da Biblioteca Municipal de Seia um Encontro Republicano para assinalar a comemoração do último comício que o Dr. Afonso Costa realizou em Seia. Precisamente há 100 anos. Precisamente dez dias antes da queda da monarquia. A 25 de Setembro de 1910. Dia que viria a ser mais tarde, o dia de Feriado Municipal de Seia. Até 1986, quando passou a ser dia 3 de Julho, por ter ocorrido nesta data a elevação de Seia a Cidade.

Hoje, foi por isso, um dia histórico em Seia, que o Município assinalou desta maneira, integrado nas comemorações do centenário da República, com a presença de António Arnaut e Maria Helena Côrrea.


Entre os convidados esteve também o neto de Afonso Costa.




O Presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo, ladeado de Maria Helena Côrrea e António Arnault.



Grupo do Conservatório e EPSE interpretou o "Hino Afonso Costa".





Aspecto da assistência.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Instituto Camões divulga “O concelho de Seia na História do Cinema Mudo em Portugal”

O Instituto Camões, através da sua Biblioteca Digital Camões, incorporou, em formato pdf, a investigação publicada nas edições do jornal “Porta da Estrela”, entre 12 de Junho e 20 de Julho de 2009, com o título “O concelho de Seia na História do Cinema Mudo em Portugal”, da autoria de Carlos Manuel Ribeiro da Silva Dobreira*, e que aborda, entre outras temáticas, o filme “Os Lobos” (1923), de Cesare Rino Lupo.

Ler mais
AQUI


(Jornal "Porta da Estrela", edição de 20.09.2010)

* Professor de História na Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo (Vieira do Minho)

Sexo, mentiras e euromilhões em Seia



Notícia do Diário As Beiras, de Coimbra
.

Roubo qualificado e rapto na forma tentada. São estes os crimes de que estão acusados três suspeitos de terem participado no roubo e esfaqueamento de um comerciante do Sabugueiro, no passado mês de janeiro.

O alegado mandante do roubo é António Lagos Narciso, 57 anos, ex-proprietário de uma fábrica de queijos, em Meruge, Oliveira do Hospital.

Este caso tornou-se nacional quando Narciso ficou a saber pela televisão que lhe tinha saído o segundo prémio do Euromilhões… isto enquanto esperava pela sua vez para ser inquirido no posto da GNR de Seia.

Domingo há caminhada em Seia, pelo coração

Lá estaremos.


Lá iremos. A caminhar pelo coração. Lá nos encontraremos.
Participe nesta jornada. Pela sua saúde. Para nos habituarmos a gestos saudáveis. Tudo vai de um começo. E de um hábito. Habitue-se. Ande. Caminhe. Cada vez comemos mais e andamos menos. Cada vez somos mais sedentários.
A sério.
Vamos lá!

Movimento Mais escreve a Sócrates por causa dos IC’s da serra da Estrela




O Movimento MAIS, de Apoio à Construção dos Itinerários Complementares da Serra da Estrela, escreveu recentemente uma carta ao Primeiro-Ministro, sensibilizando-o para que a execução destes traçados sejam incluídos no Orçamento de Estado de 2011, que está a ser elaborado.

Na missiva enviada a José Sócrates, os responsáveis do MAIS sustentam que – “a difícil situação financeira do país não poderá servir de entrave á execução destas obras, porque também entendemos ser necessário, para fazer funcionar a economia, que se mantenha um mínimo de obras públicas em execução e desta vez, julgamos que este mínimo, será por direito próprio da Serra da Estrela”.

O Movimento, que está também a enviar cartas aos grupos parlamentares da Assembleia da República e outros organismos do Estado, lembra que estas obras, aguardadas há mais de 30 anos, são decisivas para “incrementar todo o potencial de desenvolvimento e de empreendorismo, turístico, industrial, agro-florestal e dos serviços da região”, - acrescentando que – “só estas vias de interligação viária com o resto do país, farão sair este território do enclave em que se encontra mergulhado”.

Toda a informação, AQUI no blogue do MAIS

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Assembleia Municipal de Seia reune segunda -feira

Segunda-feira, dia 27 de Setembro há reunião da Assembleia Municipal de Seia, a partir das 9:30 horas no Auditório da Casa da Cultura. Para terem uma ideia, fica aqui a chamada Ordem de Trabalhos, a que se junta um período chamado antes da Ordem do Dia para se falar de outros problemas do concelho.
1. Apreciação da Informação Escrita do Presidente da Câmara Municipal

2. Discussão e Votação da Proposta n.º 98/2010 – Regulamento Interno dos Serviços Municipais
3. Discussão e Votação da Proposta n.º 103/2010 – Definição da Taxa Aplicável de IMI para 2011
4. Discussão e Votação da Proposta n.º 104/2010 – Lançamento de Derrama a Aplicar em 2011
5. Discussão e Votação da Proposta n.º 105/2010 – Pedido de Empréstimo a Médio/Longo Prazo
6. Discussão e Votação das Candidaturas Elegíveis e Consideradas de Intervenção Prioritária do Regulamento Municipal de Apoio a Estratos Desfavorecidos em Matéria Habitacional
7. Discussão e Votação da Alteração ao Regulamento Municipal de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos em Matéria Habitacional
8. Discussão e Votação do Regulamento da Casa Municipal da Cultura
9. Discussão e Votação do Projecto de Regulamento do Incentivo à Reabilitação Urbana de Imóveis para Todos
10. Eleição de um Presidente de Junta de Freguesia e seu Substituto para Integrar a Comissão Municipal de Protecção Civil
11. Eleição de um Presidente de Junta de Freguesia e seu Substituto para Integrar o Grupo Coordenador da Agenda 21 Local
Lá estarei.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Energias do céu, em Seia



Energias do céu é o nome de um site de consultas de astrologia sediado em Sandomil, Seia, propriedade de Luís Lourenço
AQUI

Para além da previsão diária e do horóscopo pessoal, o site dá a conhecer (ou não) as previsões para 2010.

E sobre essas previsões pode ler-se esta preciosidade no site:


As previsões 2010 estão pra lá de contraditórias até o momento. Apesar de sequer termos chegado ao meio do ano, a crise e outros fatores preocupam algumas pessoas que acham que tudo estará pior daqui a alguns meses. Já outros imaginam que essa fase ruim passará justamente com a virada do ano (Reveillón).


Afinal, o que será que acontecerá em 2010? Quem morrerá? Quem será destaque? Quais serão as principais músicas que embalarão épocas? Bem, as previsões 2010 ainda são uma incógnita até mesmo para os mais famosos bidus. A curiosidade é que reina e por isso já temos interessados no assunto.


Você arriscaria palpites sobre as previsões 2010? Se sim, basta deixar no nosso campo de comentários abaixo. Se não, o que gostaria que acontecesse de fato? Coisas boas e ruins, altos e baixos? Deixaremos este espaço em aberto pois, conforme for se aproximando da virada do ano, poderemos dar informações mais “concretas”.
.
Enfim, que as energias do céu salvem Seia, que o tempo tem estado de fogo e enxurrada.

Agenda por estes dias



Por estes dias, registamos na Agenda de Seia vários acontecimentos relevantes.

Já esta semana, dia 22 (quarta-feira) chega a chama da solidariedade, pela mão da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda e parte no dia seguinte, pela aldeia mais alta até ao ponto mais alto, onde é entregue aos responsáveis de Castelo Branco. Uma acção simbólica para chamar a atenção das pessoas na necessidade de partilha com os outros.

No dia seguinte, sexta-feira começa no CISE o Congresso de Turismo e se prolonga pelo dia seguinte, Sábado. Vou aguardar, ansioso e expectante pelas intervenções, mas sobretudo por um plano de desenvolvimento concelhio. Vamos ver!

No Domingo é para descansar e na segunda-feira para participar na Assembleia Municipal, que começa pelas 9:30 horas no Auditório da Casa da Cultura e promete durar o dia todo. Onze pontos na Agenda.

E para já chega.

sábado, 18 de setembro de 2010

Assalto em Seia


No passado dia 9, uma garagem foi assaltada, um carro foi roubado e 6 vandalizados.
Segundo se sabe, nem um alarme soou, tendo disparado apenas quando a Judiciária chegou.
Agora sabe-se que há mais assaltos semelhantes na região, conforme notícia do DN
AQUI
As autoridades tomaram conta da ocorrência e fazem-se esforços para redobrar a segurança em Seia, que é um bem inestimável e um factor de atractividade.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Actividades paralelas dinamizam Cine’Eco – Festival de Cinema de Ambiente de Seia




Um Workshop sobre documentário, que terá lugar no próximo dia 2 de Outubro, dará o mote para o arranque do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente da Serra da Estrela, cuja 16ª edição, organizada pelo Município de Seia, decorrerá de 16 a 23 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Nesta altura o júri de pré-selecção procede á dura tarefa de escolher os melhores para o concurso, sabendo-se apenas que este ano pode ter sido batido o recorde de maior número de filmes enviados para concurso.

Entretanto a organização do Cine’Eco dá a conhecer as inúmeras actividades paralelas que decorrerão no âmbito do Festival.


Para além do Workshop de documentário, terá lugar um outro, destinada a jornalistas e outros profissionais da comunicação social, que decorrerá no último dia do Festival, a 23 de Outubro, dinamizado pela Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a RTP, o Comité Português Planeta Terra e a Câmara Municipal de Seia, intitulado “Informação em Contexto”. No final desta acção, ao final dia, será apresentada a Agenda XXI Local - Seia.

Na sequência do que já é habitual, no primeiro dia de manhã, 16 de Outubro, decorrerá no auditório do CISE uma conferência subordinada ao tema: “Biodiversidade como factor de desenvolvimento económico”, organizada em parceria com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (IPG), contando com a presença da Ministra do Ambiente.

O concerto que assinala a abertura do Festival, dia 16 á noite na Casa da Cultura, este ano fica por conta de Bernardo Sasseti Trio e o encerramento, dia 23 no mesmo palco, contará com Couple Cofee & Band, Pelo meio, a 20 de Outubro, será a vez de Nicolau Breyner apresentar o espectáculo que assinala os seus 50 anos de carreira.

Nesse dia á tarde, no Auditório da Casa da Cultura haverá o designado “Encontro(s) Cine’Eco”, que se trata de um encontro informal de realizadores, programadores, júri, jornalistas e público e que incluirá uma prova de vinhos.

Em matéria de exposições está prevista uma Exposição de fotografia “Ligações” de Hermen Mertens, Foyer do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura e uma Exposição da Comissão Nacional da Unesco “Era uma vez a Terra…”, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. De destacar ainda as iniciativas “O Cine’Eco vai à escola”, que consiste na exibição de filmes do Cine’Eco em várias escolas do Concelho de Seia e “A Escola vai ao Cine’Eco” que consiste no inverso, ou seja as escolas de Seia e concelhos limítrofes participam nas sessões do Cine’Eco.


http://www.cineecoseia.blogspot.com/



domingo, 12 de setembro de 2010

Reflexão em fim de Verão

Reflectir dobre o tempo a dar ao tempo, através de um poema atribuído a Jorge Luis Borges:

Se pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido,
na verdade, poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiénico.
Correria mais riscos, viajaria mais,

contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria problemas reais e menos problemas imaginários.
Fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente cada minuto.
Claro que tive momentos de alegria,
mas, se pudesse voltar a viver,
trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabe, disso é feita a vida,
só de momentos,
Não perca o de agora.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da Primavera e continuaria assim até o fim do Outono.
Daria mais voltas na minha rua.
Contemplaria mais amanheceres.
Se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo."

Numa crónica de Edson Athayde, no Jornal i,

AQUI

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Virginia Pinto, na Feira de São Mateus, em Viseu


A artista plástica de Seia Virgínia Pinto tem uma exposição de trabalhos de escultura na Feira de São Mateus (Expovis), em Viseu.



Sobre Virginia Pinto,
AQUI no Blogue da ARTIS e

AQUI no blogue Artes-Vivas de Sérgio Reis.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Seia adere à rede nacional de Economias Criativas


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro aprovou a candidatura de nove milhões de euros da primeira Rede de Economias Criativas criada a nível nacional.

A Rede Portuguesa das Economias Criativas é composta pela Fundação Bissaya Barreto e pelos municípios de Óbidos, Guimarães, Montemor-o-Velho, Tondela, Montemor-o-Novo e Seia, entre os quais existem projectos comuns orçados em 2,5 milhões de euros de investimento.

Os parceiros da rede têm até Dezembro de 2013 para concretizar todos os investimentos previstos. A rede resulta da necessidade dos municípios em encontrarem formas inovadoras de gestão pública e de planeamento conjunto de estratégias de inovação e criatividade.

Abastecimento de água aos concelhos de Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital


Uma notícia da agência Lusa que nos interessa:

AQUI

A presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) anunciou esta terça-feira, em Seia, a construção de “estruturas de retenção de materiais sólidos para prevenir a acumulação de cinzas na captação” de água da Senhora do Desterro, naquele concelho.

“A nossa prioridade é o abastecimento de água pública e garantir a sua qualidade”, afirmou Teresa Fidélis, durante uma visita às margens do rio Alva, na sequência da adulteração da qualidade da água da rede pública após as fortes chuvas ocorridas a 31 de Agosto, que transportaram cinzas e outros materiais para a zona da captação da Senhora do Desterro.
A visita foi realizada a pedido dos autarcas de Seia e Oliveira do Hospital, e integrou representantes da empresa Águas do Zêzere e Côa (AdZC), do Governo Civil da Guarda, do Instituto da Conservação da Natureza e da Administração Regional de Saúde do Centro.
A captação de água da Senhora do Desterro é da responsabilidade da AdZC e abastece os concelhos de Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital.

Teresa Fidélis prometeu, durante a deslocação, “agilizar todos os processos de autorização necessários para a limpeza das margens”, bem como sensibilizar os proprietários no sentido de serem também eles a procederem a estas acções de limpeza.

Miguel Ferreira, administrador da AdZC, disse à Lusa que a empresa “tem conseguido pôr o tratamento de acordo com os parâmetros legais” e que “neste momento a qualidade da água está a melhorar”.

No entanto, aquele responsável admitiu que uma “nova enxurrada” da dimensão da verificada no final de Agosto “poderá pôr em perigo o abastecimento”.

Sobre o forte cheiro a queimado que se nota na água, Miguel Ferreira, referiu que a água captada na barragem “parece café, com muito material em suspensão e, apesar do tratamento a que é sujeita, esse cheiro e sabor permanecem”.

O administrador da AdZC assegurou, no entanto, que a água abastecida é potável.

O percurso pelas margens do rio Alva, que se encontra completamente negro devido às cinzas resultantes dos violentos incêndios registados na região no mês de Agosto, começou em Avô (Oliveira do Hospital) e terminou no concelho de Seia .

O mesmo assunto, AQUI
no Diário AS BEIRAS

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vídeo do Campeonato Nacional BTT - XCO Seia

Video final do Campeonato Nacional BTT-XCO Seia
Para quem não viu na TV, pode ver a reportagem

sábado, 4 de setembro de 2010

Aldeias sem remédio


Torroselo não está no mapa. A freguesia do concelho de Seia é feita de casas com portas e janelas quase sempre fechadas. Não escondem sonhos, foram levados por quem partiu para a cidade e para o estrangeiro à procura da vida que ali morreu. Quem ficou sobrevive com o que resta: a junta de freguesia, a escola primária, um lar e centro de dia, um posto médico, dois cafés e duas mercearias, "mas uma fecha quando vem a ASAE", ironiza o ex-presidente da junta Joaquim Pimentel.

Os 484 habitantes - a maioria ausente e idosa - perderam a Casa do Povo, o clube de futebol, a biblioteca, o restaurante e até o padre residente, mas foi a farmácia que lhes levou a esperança que ainda tinham no futuro da aldeia. "As pessoas de outras localidades vinham aqui à farmácia. Agora perdemos freguesia", lamenta Mário Mendes, dono do minimercado Nova Vida, que até outubro de 2008 era paredes meias com a Farmácia Central
.
É assim que começa um trabalho jornalístico do Jornal Expresso sobre a transferência de várias farmácias de algumas freguesias para as cidades.

E Torroselo serve de exemplo, dado que a Farmácia Gandarez transferiu-se daquela aldeia para Seia.
São notícias como estas que nos afundam cada vez mais a alma. Ou que nos fazem renascer o espírito e a esperança de que se pode inverter a marcha agonizante. E todos nós temos responsabilidades, e o dever de ajudar na empreitada que se impõe.
Todos.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Encostas ardidas em Seia devem estabilizar-se


Diário AS BEIRAS

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE), com sede em Manteigas, defendeu a aplicação “urgente” de uma técnica tradicional para permitir a “estabilização das encostas ardidas” e evitar a erosão dos solos.

“Para evitar que tenhamos danos com a chegada das chuvas, defendemos uma intervenção imediata, que consiste na criação de uma teia, com recurso ao derrube de vegetação, que fixe os solos e evite que sejam arrastados”, explicou à Lusa o presidente da direcção da associação ambientalista ASE, José Maria Saraiva.
Mais informação, a notícia completa, leia aqui:

Chama solidária na serra da Estrela

O distrito da Guarda integrará, nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, o percurso da “Chama da Solidariedade” que será levada de Viseu para Castelo Branco. Trata-se de uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) que há quatro anos instituiu a Festa da Solidariedade, a nível nacional, evento já realizado em Lisboa, Barcelos e Viseu.
No dia 25 de Setembro terá lugar em Castelo Branco. A “Chama da Solidariedade” é transportada da cidade onde se efectuou a festa do ano anterior para o local onde decorre a nova edição. Ao longo dos três dias de passagem pelo distrito irá brilhar na Guarda, em Manteigas, no Sabugueiro e na Torre da Serra da Estrela. A “Chama da Solidariedade” passará também por Seia, Gouveia, Moimenta da Serra, Paços da Serra, Santa Marinha e São Romão.
Eduardo Cabral, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurora Borges e membro da UIPSS da Guarda, é um dos elementos envolvidos nesta "operação".
No dia 23 de Setembro este símbolo de solidariedade sairá de Seia pelas 10h00, junto à Câmara Municipal, em direcção à Torre na Serra da Estrela, onde estará às 11h30, altura em que terá lugar uma breve cerimónia, a qual antecederá a partida para Belmonte onde a “Chama” será entregue, cerca das 14h30, à União Distrital das IPSS de Castelo Branco. A organização espera a adesão das IPSS, autarquias, bombeiros, escuteiros, grupos desportivos e culturais, associações e equipas de voluntariado.